O superintendente Estadual da Funasa em Roraima, Marcelo Lopes, lançou ontem projeto de Sustentabilidade Ambiental da instituição, ação idealizada pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental (Sesam) e que propõe diminuir o impacto das atividades nos setores da Suest no meio ambiente, dotando os servidores de informações para agir como agentes multiplicadores em práticas e atividades ao meio ambiente no trabalho e em casa.
O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira no auditório da Funasa e reuniu servidores da casa para ouvir palestras sobre Sustentabilidade na Funasa; Como economizar água e energia, no trabalho e em casa. Além de tratar de temas de coleta seletiva, uso devido do papel, da água e da energia elétrica.
Na abertura, o superintendente Marcelo Lopes destacou a importância do projeto na melhoria da qualidade de vida dos funcionários em relação ao meio ambiente e apresentou como será o projeto que começa a ser colocado em prática na Funasa de Roraima.
Entre as ações que destacou estão ausência de uso de copos descartáveis para agua e café no ambiente de trabalho e o melhor aproveitamento do papel com o uso de frente e verso em projetos e trabalhos da Funasa.
“Temos nossas responsabilidades de como melhorar o planeta agora e como vamos deixa-lo para as gerações futuras e isso começa com ações que parecem ser pequenas, mas que somadas farão uma enorme diferença nas nossas vidas e na vida do nosso planeta”, disse.
Na palestra sobre Sustentabilidade Ambiental na Funasa, a assessora técnica especial, Andreia Rosado, falou sobre a necessidade de se economizar papel, agua e energia no ambiente de trabalho e destacou a parceria com a associação de catadores Unirenda, a quem será destinado o papel usado que seria destinado ao lixo. Bem como ressaltou a execução do programa na instituição em consonância com a recomendação do Ministério Publico Federal.
O professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Vladimir de Souza, falou sobre ‘O que é Sustentabilidade e sua Importância para a Sociedade’, mostrando as mazelas ao jogar lixo na rua e não cuidar das nascentes e dos rios.
O representante da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Dagmar Ramalho, falou dos cuidados que devemos ter com o correto uso da água, evitar desperdício e cuidar bem das caixas d’água como processo de saúde e melhoria de vida.
Francisco Pereira da Cruz Neto, representou a Eletrobras e falou dos cuidados que se deve ter para evitar perigos com a eletricidade e sobre o uso coreto dos eletroeletrônicos para não desperdiçar energia e a conta não pesar no bolso.
O chefe da Seção de Educação em Saúde, Evaldo Correia, e a chefe do Controle de Qualidade da Água, Luana Mesquita, responsáveis pela elaboração do projeto, disseram que para as ações possam surtir o efeito desejado tem que haver a participação efetiva dos servidores da Funasa.
“O sucesso do projeto depende da ação de cada um servidor no trabalho e em casa, como agente multiplicador da informação e da ação”, disseram.
Uma nova reunião ficou marcada para o começo de dezembro, para fazer uma avaliação da ação realizada e o impacto sobre o ambiente na Funasa.
Fonte:
Ribamar Rocha
0 comentários:
Postar um comentário