A 5ª edição do prêmio World Savers Awars, organizado pela revista Condé Nast Traveler, premiou o Grand Hyatt São Paulo, localizado na capital paulista, na categoria "Doing It All" de hotéis urbanos. As ações sustentáveis do empreendimento nortearam a seleção.
"Esperamos que nossos programas sirvam de inspiração para outras organizações dentro de nossa área de atuação. Uma vez que os hotéis começam a se envolver com esse tipo de atividade, com certeza vão sentir o quanto isso é enriquecedor e gratificante. É um impacto positivo em todos os sentidos", comemora Thierry Guillot, gerente geral do Grand Hyatt.
As ações que o gerente se refere passam por diversas áreas. Na lista estão dois programas de educação, possibilitando a jovens de baixa renda seguir com seus estudos nos níveis universitário ou técnico. O projeto também conta com um psicólogo, que auxilia esses jovens em seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Há um projeto com viés ambiental, no qual mais de 700 hotéis associados da Hyatt Hotels oferecem treinamento focado na redução de resíduos e emissões e na diminuição do consumo de energia e de água. Desde 2010, o hotel também tem oferecido um módulo ambiental avançado, do qual aproximadamente 200 funcionários já fizeram parte. Outro projeto, existente desde 2010, recicla óleo de cozinha, pensando na questão de que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de galões de água potável.
"Ganhamos dos dois lados: sabendo que estamos contribuindo para um mundo melhor e vivendo essa melhoria em bem-estar e integração entre nossos funcionários. As atividades de cunho social têm essa característica de proporcionar um retorno imediato: as pessoas se sentem mais realizadas e integradas por esta sensação de estar fazendo a diferença, seja no meio ambiente, seja na comunidade", aponta Guillot.
Sustentabilidade em númerosEm 2010, o Grand Hyatt realizou a reciclagem de mais de 3,3 quilos de papel, 900 quilos de plástico, 9 mil quilos de vidro, 2.010 litros de óleo de cozinha e 150 quilos de baterias. Foi feita a redução no consumo de água com a substituição dos vasos sanitários e dos chuveiros por modelos mais eficientes; e a implementação de coletores de água da chuva, reutilizada para cuidar dos jardins do hotel e da limpeza de garagens e calçadas. A iniciativa representou uma redução de 30% no consumo.
Questionado se o prêmio pode influenciar o hóspede na escolha do hotel, o gerente diz que o projeto, inevitavelmente, muda a percepção do cliente. "Há um aumento não só no respeito pela organização, mas também pela preferência da marca - eles se conscientizam que também estamos trabalhando para colaborar com um mundo melhor. Os jovens dos programas educacionais podem ser aproveitados como mão de obra qualificada não só na nossa operação mas também como futuro candidatos a funcionários de outras empresas, que são nossas clientes. Como trabalhamos a formação desses jovens de uma maneira abrangente, muita vezes notamos que os mesmos passam a ser instrumentos transformadores dentro de suas comunidades, para melhor", alude.
MetodologiaNesta edição do prêmio, 131 candidatos forneceram respostas detalhadas a mais de 20 perguntas. A avaliação foi feita por 19 juízes especialistas, entre eles acadêmicos, CEOs, pessoas ligadas à filantropia e editores da Condé Nast Traveler, que escolheram 14 empresas homenageadas em seis categorias: educação, meio ambiente e/ou cultural, preservação da saúde, alívio da pobreza, conservação da vida selvagem e Doing it all. Os vencedores do World Savers Awards serão reconhecidos em cerimônia de premiação durante o Congresso Mundial World Savers 2011 - que acontecerá em Singapura, em outubro.
"Estamos extremamente orgulhosos da equipe do Grand Hyatt São Paulo. Há anos eles têm trabalhado efetivamente na condução de uma gestão realmente responsável, buscando fazer a diferença na comunidade que eles chamam de lar", disse Mark S. Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt Hotels Corporation. "É o segundo ano consecutivo em que um hotel Hyatt é reconhecido por seus esforços nesse prêmio de renome internacional. Estou muito feliz com esse reconhecimento do compromisso da equipe do Grand Hyatt São Paulo com os pilares nossa plataforma de responsabilidade corporativa, o Hyatt Thrive, por meio da dedicação à gestão ambiental e do envolvimento com sua comunidade local para melhorar a saúde e as condições de vida das pessoas locais", complementa.
Fonte:Dênis Matos
0 comentários:
Postar um comentário