Spray de células solares, energia solar cada vez mais ao nosso alcance

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Uma nova tecnologia que permite que células solares sejam aplicadas de maneira semelhante à uma tinta foi desenvolvida pela Mitsubishi. Cientistas vêm tentando aumentar a eficiência e a coleta de energia de painéis solares para torná-los mais fáceis de instalar e usar.
As preocupações com a otimização de fontes de energia ecológicas no Japão aumentaram desde os terremotos e tsunamis de março e a crise da energia nuclear. Nessa busca de energia alternativa, a Mitsubishi Chemical Corp. foi a primeira empresa a criar o protótipo de spray de células solares que atualmente tem uma eficiência de 10%, mas com a pretensão de aumentar para mais de 15% até 2015.
Essas novas células solares utilizam compostos de carbono que, quando secos e solidificados, atuam como semicondutores que geram energia ao serem expostos à luz. Atualmente, a maioria das células solares requer silício cristalino para ser prensado entre folhas de vidro e posicionado em telhados, por exemplo. As células solares pulverizadas têm menos de 1 mm de espessura e pesa menos de um décimo de painéis solares cristalinos do mesmo tamanho.
Uma das vantagens da aplicação do spray é a possibilidade de ser usado em superfícies curvas, redondas ou flexíveis. Poderia ser aplicada em carros para ajudar na potência do veículo ou até mesmo em roupas. A empresa pretende trabalhar com fabricantes de automóveis domésticos para construir um revestimento para carros com o objetivo de dar ao veículo o poder de viajar pelo menos 10 km depois de ser exposto ao sol por um período de duas horas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB